Blog

Cachorro na piscina, confira as dicas de segurança e higiene

Você está pensando em levar o seu cachorro à piscina, mas não sabe se pode? A verdade é que alguns cachorros são completamente apaixonados pela água, seja ela de rios, piscinas, lagos, até mesmo o chuveiro! Contudo, se você está pensando em dividir a piscina com seu amigo canino, é necessário ter alguns cuidados.

Não apenas pensando na saúde do seu animal, mas também na higiene e como mantê-la após ele entrar na água. Pensando nisso, nós, da Castelo Bombas, separamos um artigo que vai te ensinar a permitir que o seu cão entre na água com segurança para você e para ele.

Cachorro pode entrar na piscina sim! 

Não há problema nenhum em deixar o seu cachorro entrar na piscina, desde que ele não tenha nenhum problema de saúde que não permita isso. Como alergia severa ao cloro, alguma paralisia parcial, epilepsia, entre outros. De maneira geral, os banhos de piscina são muito bons para os pets, pois fortalecem os músculos e o sistema respiratório e até previnem a obesidade, uma vez que eles se movimentam muito na água.

Contudo, já alertamos que você não deve deixar o seu cachorro ter livre acesso à piscina, principalmente se ele for de pequeno porte. Mesmo que seu pet seja muito acostumado com a água. Pode ser que um dia ele tenha algum problema, engasgue, tenha um mal súbito, e estar na água poderá piorar a situação, ainda mais se você não estiver vendo.

E para prevenir, deixe uma parte mais rasa ou uma rampa, além de mostrar para o animal como ele deve fazer para sair. Isso pode evitar um afogamento caso ele consiga chegar à piscina e cair na água, uma vez que conseguirá sair facilmente e de uma maneira que está acostumado.

Outra maneira de cuidar do seu cão é colocar um colete salva-vidas toda vez que ele estiver na água, além de passar protetor solar próprio para pets nas orelhas e no focinho, principalmente se o cachorro for muito clarinho.

Lembrando que o recomendado é que a estrutura da piscina seja alvenaria ou fibra, ou algum outro material forte, uma vez que as piscinas de plástico podem ser facilmente danificadas pelas unhas dos cachorros.

Como tratar a água após o banho do cachorro? 

Verifique primeiramente o cloro e o pH da água, uma vez que a sujeira na pelagem do seu pet poderá trazer alterações desses fatores. Fique tranquilo caso ele tenha feito xixi ou cocô, pois não será necessário trocar a água toda, demandando apenas uma supercloração até que o nível chegue à marcação de 5ppm e a piscina fiquei livre de microorganismos prejudiciais à saúde.

Não se esqueça também de checar o pré-filtro da motobomba, que provavelmente ficará com vários pelos, principalmente se o cachorro tiver pelagem longa. Faça a limpeza manual sempre que ele entrar, para não acumular e entupir o dispositivo.

Caso você precise adquirir algum dos produtos citados, ou até mesmo ter mais dicas de como melhorar alguns aspectos da sua piscina, conte com a Castelo Bombas. Nós temos os melhores produtos do mercado, com os preços mais em conta. Escolher a Castelo Bombas é escolher trazer qualidade para o tratamento da sua piscina!

Clique aqui para entrar em contato conosco!